Preventivo do Câncer de Colo


A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer é através da realização do Exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (conhecido também como Papanicolau).

Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exames preventivos periódicos. Inicialmente, 1 exame deve ser feito a cada ano e, caso 2 exames seguidos (em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada 3 anos.

Consiste na coleta de material citológico do colo do útero, sendo obtida uma amostra da parte externa e outra da parte interna. Para a coleta do material, é introduzido um espéculo vaginal e procede-se à escamação ou esfoliação da superfície externa e interna do colo através de uma espátula de madeira e de uma escovinha endocervical. Mulheres grávidas também podem realizar o exame.

A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disto, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Vale lembrar que a primeira prevenção contra o Câncer de Colo de Útero envolve o uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV – vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.